CURSO

SOBRE A ESCOLA


A escola iniciou suas atividades em Outubro de 2005 em Joinville-SC e já formou dezenas de pilotos durante os últimos 15 anos. Hoje a Flyco parapente tem como instrutores Alan Sabel e o pai Vicente. Os anos passaram e o cenário do parapente está cada vez maior, hoje no mundo são mais de 600.000 praticantes entre 18 e 80 anos de idade. Nosso time está em atividade diariamente na região com o curso e voos duplos nas cidades de Joinville, Jaraguá do Sul e Penha.

CURSO P1 + P2


Você tomou a decisão de se tornar um piloto certificado de parapente P2 (classificado como iniciante). Este é o começo da sua carreira no voo livre. Você vai aprender e desenvolver uma filosofia sobre a qual poderá construir uma carreira de voo longa e segura. Uma base sólida e uma educação continuada são os principais conceitos para se manter seguro e se divertir durante sua carreira no parapente. Você terá um maior sucesso em aprender o parapente se puder mergulhar no curso e continuar voando e praticando regularmente após concluir o seu treinamento. O aprendizado nunca termina, mesmo para a nossa equipe de instrutores, e isso é uma boa parte do que torna essa jornada sem fim tão agradável. Nós nos esforçamos para continuar elevando o nível do que está disponível e possível em relação ao serviço e educação do parapente. Ser um piloto P2 certificado na Flyco significa que você terá o conhecimento, as habilidades e o julgamento necessário para voar sem a supervisão direta do instrutor. Você adquirirá conhecimentos e habilidades em manuseio em solo, meteorologia, voo térmico, voo de cross-country, ganho de altitude, manobras de voo, gerenciamento de riscos entre muitos outros assuntos.

DIVISÃO DOS TREINOS

CURSO COMPLETO P1 P2
Treino prático: 8 aulas com duração de 4 horas.
Aula teórica: 2 aulas de 3 horas + apostila.
Voos com o instrutor: 3 voos duplos distribuídos durante o curso.
R$3.000 em 3x sem juros ou em até 12x nos cartões
(Todos os equipamentos inclusos durante o curso)
 

Pré inscrição

Módulos P1 e P2

DESCRIÇÃO DAS AULAS
Módulo P1

  • 1. Apresentação dos equipamentos e primeira prática de inflagem.
  • 2. Controle de vela com ênfase no comando de freios.
  • 3. Controle de vela com ênfase no posicionamento do piloto.
  • 4. Posicionamento de decolagem + correção de direcionamento.
  • 5. Técnicas de controle com variação da intensidade do vento.
  • 6. Balizas com o parapente inflado.
  • 7. Curvas e técnicas de pouso.
  • 8. Revisão geral e check prático final.
Teórica 1

  • História do voo livre.
  • Equipamentos.
  • Legislação.
  • Evolução do piloto.
  • Aerodinâmica.
Teórica 2

  • Meteorologia.
  • Térmicas.
  • Regras de tráfego.
  • Situações inesperadas.
  • Manobras de emergência.
  • Cross Country.
  • Acrobacias.
  • Revisão geral + Avaliação téorica.
Módulo P2

  • Aula prática em Jaraguá do Sul: Voo duplo + 5 decolagens solo + navegação + pouso.
  • Aula prática em Penha/SC: Voo duplo + 5 decolagens solo + navegação + pouso.
  • Confraternização de batismo e entrega de certificado.

LOCAL DAS AULAS

Treinamentos P1 - Aulas em Joinville ou Jaraguá do Sul (Treinos práticos no solo)
Treinamentos P2 - Aulas em Jaraguá do Sul e Penha (Treinos práticos de voo rádio controlado por instrutor)

ONDE VOAMOS

O Brasil tem registradas centenas de decolagens em todo o seu território. Santa Catarina é repleta de rampas e algumas das principais em nossa região, como por exemplo Jaraguá do Sul, que atende tanto pilotos iniciantes quanto os mais experientes, é um dos locais utilizados durante o período de formação do aluno.
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FLY DAY EXPERIMENTAL

Tire um dia para viver a experiência Flyco por completo! Nosso FLY DAY é um programa especial para todos que tem o interesse em conhecer o nosso esporte vivenciando um dia de voo em um dos nossos locais de atividades. Todos os participantes do programa FLY DAY tem o valor referente a este treinamento abatido do valor total do curso se optarem por dar continuidade ao treinamento P1 P2.
Esse programa inclui:
UM VOO DUPLO COM INSTRUTOR + 2 HORAS DE AULA PRÁTICA

R$500

Reservar
 

O QUE ESPERAR DO MEU CURSO?

1Honestidade e integridade
Honestidade e integridade são valores fundamentais na Flyco parapente. Todas as informações apresentadas em nosso site a respeito de nossa equipe, experiência e escola são precisas. Faça sua lição de casa antes de escolher uma escola de parapente, pergunte as escolas se os instrutores listados em suas páginas da web ainda ensinam. Realizar uma pesquisa em sua região é fundamental na hora de escolher onde você quer aprender a voar.
2Treinamento no seu ritmo
Gostamos muito de compartilhar esse esporte com nossos alunos. Não temos pressa em obter a sua certificação e esperamos que você também não tenha. Nossa aposta é que essa será a aventura da sua vida, então vamos aproveitar a jornada juntos. Você escolhe o ritmo do seu treinamento, e nós o apoiamos. Fuja da ideia de “treinamento expresso” e seja certificado o mais rápido possível. Isso não é algo pelo qual você deve se apressar por vários motivos. Podemos realizar muitas coisas no nosso local de treino e você ficará surpreso com a sua progressão. Você não precisará de mais de dez aulas ou dois meses para obter a certificação solicitada. Nosso ambiente de treinamento nos permite maximizar o tempo que você reservou para aprender a voar. Não queremos que você se sinta apressado ou precise concluir o curso devido a limitações de tempo, não há custos extras se você demorar mais para aprender.
3Horas de treinamento consistentes
É importante chegar para o treinamento bem descansado. O treinamento começa às 14h diariamente, continuaremos seu treinamento enquanto as condições climáticas forem controláveis, e ambos sentimos que você está fisicamente e mentalmente apto para continuar. Pergunte a que horas o treinamento normalmente começa ao procurar uma escola. Você deseja escolher um local para aproveitar ao máximo o tempo dedicado à sua certificação de parapente. Despesas extras de viagem podem estar associadas à escolha de uma escola onde você pode maximizar seu tempo de treinamento. Viajar para fora da sua área para certificação vale a despesa extra quando você considera quanto tempo de treinamento você recebe. Nossa proximidade com o oceano significa que nossas condições de voo são mais consistentes, oferecendo um ambiente de treinamento único e produtivo.
4Planos de pagamento para equipamentos
A Flyco pode ser a única escola disposta a financiar seu equipamento de parapente. Temos alunos de todas as esferas da vida, e parte de nossa missão é fazer com que qualquer pessoa com o sonho de voar possa realiza-lo. Oferecemos financiamento a 100%, ou qualquer parte que você deseja financiar na compra do seu equipamento inicial. Essa opção oferece aos alunos a capacidade de pilotar seu próprio conjunto e efetuar os pagamentos durante um período de um ano. Essa opção geralmente significa que os alunos podem comprar equipamentos novos de ponta em vez de equipamentos usados.
5Instruções e suporte durante o ano todo
Estamos abertos o ano todo e não temos uma baixa temporada, isso significa que estamos sempre no modo de ensino e nunca precisamos bater nas teias de aranha para abrir a temporada. Temos a sorte de que a nossa costa ofereça os melhores voos durante todo o ano. Nosso local de treinamento está em pleno andamento o ano todo com condições favoráveis. Qualquer época do ano é uma ótima época para visitar e para obter a certificação de piloto. Os alunos da Flyco estão presentes o ano todo para voar e treinar com suporte contínuo e sem nenhum custo. Voamos com mais frequência do que qualquer outra empresa na região.

Equipamentos

Conheça todos os equipamentos utilizados!

Os equipamentos básico são:

  • Parapente ou Paraglider (vela de nylon rip-stop que constitui a asa propriamente dita)
  • Selete (cadeira onde o voador vai sentado)
  • Pára-quedas reserva (para ser acionado em emergências)
  • Capacete (proteção para pequenos tombos na decolagem ou no pouso)
  • Bota (proteção do tornozelo para pequenos tombos na decolagem ou no pouso)
Equipamentos opcionais:

  • Macacão (serve para proteger do frio em altas altitudes e também para proteger do sol)
  • Luvas (servem para proteger do frio em altas altitudes e também ao manusear as linhas)
  • Rádio de comunicação (para facilitar o contato entre o voador e a equipe de resgate e entre o voador e outros voadores)
  • Variômetro (Instrumento que indica a altitude do voo assim como a variação positiva ou negativa de deslocamento vertical – ou seja, indica se você está subindo ou descendo.) Alguns modelos trazem também um indicador de velocidade com relação ao ar, além de alarmes de stall, conexão com o GPS e conexão com computadores
  • GPS (Global Positioning System) – O Sistema de Posicionamento Global – GPS é utilizado para indicar ao piloto praticante de cross country qual é sua posição em coordenadas: latitude e longitude. Indica também a velocidade do piloto com relação ao solo, que na maioria das vezes é diferente da velocidade com relação ao ar

Duvidas?

Confira as duvidas frequentes!

Como é o primeiro treino?
Na primeira aula o aluno aprenderá sobre todas as partes que compõe um parapente e equipamentos básicos que um piloto precisa para poder voar com total segurança. Durante as instruções iniciais o objetivo é inflar por completo o parapente, após algumas horas de treino o aluno inicia as primeiras corridas com o parapente já inflado, o objetivo é simular as primeiras decolagens.
Devo ter meu equipamento para iniciar?
Durante o curso e o período de formação (20 voos) a escola fornece todos os equipamentos: Parapente, selete, reserva, mosquetões, capacete e rádio. Durante o período de formação o aluno conta com acessoria para adquirir seu próprio equipamento, novo ou usado. Nada impede que o aluno adquira seu equipamento já no início do curso e treine com o mesmo.
Quando são os primeiros voos?
O objetivo principal, tirar os pés do chão! Logo nas primeiras horas de treino o aluno obtem confiança no equipamento, tendo conhecimento das técnicas necessárias, os primeiros voos são de baixa altitude no morrinho de treinamento, normalmente a partir da terceira aula prática. Esses voos curtos, de aproximadamente 1 minuto, são a base principal para desenvolver as técnicas para os voos de alta montanha.
Em quanto tempo estou formado?
O tempo total de curso é muito relativo ao desenvolver das atividades, um aluno que treina todos os dias pode estar formado em duas semanas, já o aluno que treina somente aos finais de semana pode levar até 3 meses para concluir o curso. Todo o processo visa uma progressão natural e segura dentro do esporte, o aluno se torna piloto quando está fisicamente, psicologiamente e tecnicamente preparado.
Qual o peso ideal para voar?
Os praticantes de parapente tem um limite de peso de acordo com o equipamento escolhido, as categorias basicamente são divididas em 6 tamanhos: XXL, XL, L, M, S e XS. Pilotos com peso de 75kg por exemplo, utilizam equipamentos tamanho M ou L, já os pilotos com 120kg utilizam equipamentos tamanho XL ou XXL. Todos os equipamentos (Parapente, selete, reserva) podem ser escolhidos de acordo com o seu peso e altura.
O parapente tem manutenção?
A manutenção do parapente é relativa a quantidade de horas voadas, locais, cuidados com o equipamento, recomenda-se uma revisão a cada 100 horas. Em uma revisão podem ser substituidas linhas ou até mesmo alguma parte de tecido que possa ter sido danificada, também podem ser identificado problemas referente a desgaste de tecido. Um parapente novo pode ter durabilidade de até 10 anos, tudo vai depender da forma com que o equipamento é utilizado.